Nossa Trajetória

O Colégio Acadêmico foi implantado, desde 1983, com um objetivo mais além do que educar e transmitir conhecimentos: formar cidadãos com oportunidades de crescer com consciência social e humana. Nas últimas duas décadas, em qualquer campo de atividade, as empresas, entidades de ensino, diretores, lideres em geral e ONGs ensinam que o segredo da eficiência e do desenvolvimento profissional é o trabalho em equipe. Trabalhar em equipe na educação pressupõe a articulação de ideias fundamentas através de pesquisas sérias e comprometidas que nortearão a construção de Projetos que, entre outros aspectos, é uma concepção de educação, um método ou, ainda, uma forma para aplicar um conjunto de ações e atividades que exigem a participação visceral de todos os envolvidos. No desenvolvimento da Pedagogia de Projetos, os estudantes precisam se integrar individual e socialmente na tarefa, para operar e elaborar a proposta. É justamente com este intuito que o Colégio Acadêmico abre o seu espaço para diversos projetos como: JICA (Jogos Internos do Colégio Acadêmico), Mostra de Produções Tecnocientíficas, ExpoProfissões, OLINCA e outros. Com a proposta pedagógica do Construtivismo Interacionista, nossos alunos criam, inovam, diversificam, aprendem através do que é, sem dúvida, a mais efetiva e promissora estratégia de aprendizado. Todo corpo discente e docente abrem as possibilidades no sentido de uma aprendizagem interativa para, assim, obter resultados surpreendentes em curto e médio prazo.

• Diretor Administrativo: Samuel Conceição Nunes
  • Documentos recolhidos em 2011

Estrutura do Acadêmico

É fundamental a interação escola e família para o desenvolvimento integral do aluno, proporcionando, assim, a construção do conhecimento de maneira harmoniosa. Essa é uma atitude que enriquece a relação aluno-aprendizagem, uma vez que escola e família são elementos básicos que promovem e sedimentam a formação do jovem.
Com a finalidade de proporcionar acompanhamento individualizado ao Aluno e atendimento adequado aos Pais ou Responsáveis, o Colégio Acadêmico conta com o corpo Técnico Pedagógico a seguir:
1. Direção Geral
Supervisiona os projetos de desenvolvimento e crescimento da instituição, visando a melhoria dos serviços e a consolidação da marca Colégio Acadêmico.
2. Direção Administrativa
Administra a estrutura física das Unidades Escolares e organiza os setores de pessoal, manutenção, compras, contabilidade.
3. Direção Pedagógica
Desenvolve os projetos pedagógicos, coordena as atividades curriculares e extracurriculares, incentivando a criatividade e a pesquisa; acompanha também as normas disciplinares, promovendo junto à comunidade escolar a harmonia e o aprimoramento da qualidade do ensino.
4. Coordenação Pedagógica
Acompanha o trabalho desenvolvido pelo Professor garantindo o alcance dos objetivos e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem; orienta e acompanha o educando em suas dificuldades escolares, buscando junto à família o entendimento, a disciplina e o crescimento intelectual.
5. Secretaria
Responsável pela documentação dos alunos, boletins, solicitação de atestados, informações Salvador Card.
6. Tesouraria
Responsável pelos serviços de recebimentos (mensalidades escolares, 2ª chamada, 2ª via de documentos), pagamentos e cobranças.

• Gerente Administrativo
  • Documentos recolhidos em 2011

Dicas dos Professores

Tacila Nascimento

"Não é que o candidato não precise estudar nada, mas ele precisa de descanso. A prova do Enem é muito cansativa, muito longa, requer muito preparo físico e psicológico dos alunos. Então, a dica é colocar o sono em dia e descansar o que precisa ser descansado”.

Marcos Torres

A redução no ritmo de estudos nos dias que antecedem o Enem deve obedecer o perfil de cada estudante. “Há pessoas que ficam mais ansiosas se deixar de estudar do que se continuarem no ritmo delas. Se o estudante está muito ansioso para repassar alguma matéria, faça, mas estabelecendo um tempo limite. Oriento que ele tente desacelerar, mantenha a tranquilidade e procure atividades que tragam relaxamento”.

Michelle Ribeiro

“Se o aluno não se preparar com antecedência, corre o risco de chegar atrasado e perder a prova ou de chegar muito em cima da hora já com uma carga de estresse, o que vai atrapalhar sua concentração”.

Rui Machado

Relaxar nos dias anteriores ao Enem é também a dica do educador do Colégio Acadêmico. Ele aponta o apoio da família como fundamental nessa reta final. “Durante os últimos dias é bom tentar ficar um pouco mais relaxado, não sentir tanto a pressão da família e de amigos. A família pode ajudar muito, apoiando e com palavras de incentivo para dar tranquilidade ao aluno, para que faça uma boa prova”.