Programação 2019 (Unidade Pituba)

Clique para Programação da Unidade Vilas

Prezados Pais e Responsáveis,

O Colégio Acadêmico, neste ato representado pela Direção Pedagógica, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e família para culminância da 5ª Edição da Mostra de Produções Tecnocientíficas, que este ano homenageia o 130º aniversário de Charlie Chaplin. O espetáculo seguirá a programação abaixo.

A arte nos faz tocar o indizível.

Ato 1 — Alice no País das Maravilhas — 1ª Série (Ensino Médio)

Alice no País das Maravilhas
Sinopse

Curta metragem baseado na obra homônima de Charles Lutwidge Dodgson. Considerada a narrativa do gênero "nonsense" mais célebre da história, seu realismo mágico metaforiza as tranformações dos seres humanos e abre para diversas possibilidades de interpretação. "Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então" — Disse Alice.

Ato 1 — O Bem Amado — 2ª Série (Ensino Médio)

O Bem Amado
Sinopse

Curta metragem baseado na peça de teatro homônima de Dias Gomes estreada em 1962. Esta comédia satiriza a trivialidade da corrupção política brasileira. O Bem Amado teve maior popularidade depois da adaptação na forma de telenovela em 1973.

Ato 1 — Terceirão — 3ª Série (Ensino Médio)

Terceirão
Sinopse

Participação especial das terceiras séries na forma de um curta plano sequência para eternizar os momentos e amizades do saudoso Ensino Médio nesta transição para o Ensino Superior. Terceirão, "Take my Energy"!

Ato 2 — Uma Ideia Toda Azul — 6º Ano

Uma Ideia Toda Azul
Sinopse

Espetáculo baseado na sensibilidade e imaginação da obra homônima de Marina Colasanti. Narra a história da princesa sem amigos, do rei prisioneiro em seu próprio reino, do unicórnio e sua paixão, da corça aprisionada, da princesa, possessiva, insensível. Os aspectos simbólicos e os valores contidos nesses contos são básicos para a formação da personalidade da criança e do adolescente.

Ato 2 — Eu Sou Malala — 7º Ano

Eu Sou Malala
Sinopse

Espetáculo baseado nas narrativas de Malala Yousafzai e Christina Lamb sobre a história de uma família exilada pelo terrorismo global. Descorre sobre a luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. A abordagem é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente.

Ato 2 — A Cor do Preconceito — 8º Ano

A Cor do Preconceito
Sinopse

Espetáculo a partir da releitura da obra homônima das autoras Vera Vilhena, Sueli Carneiro e Carmen Lúcia Campos que aborda reflexões sobre preconceito, racismo e intolerância. Mirna, uma adolescente negra se vê confrontada com a questão de sua identidade que a levará a uma percepção mais madura de si mesma e da pluralidade do mundo em que vive.

Ato 2 — Histórias de Professores e Alunos — 9º Ano

Histórias de Professores e Alunos
Sinopse

Espetáculo baseado na percepção de Fernando Sabino e outros autores, trazendo uma reflexão sobre a escola da Vida: O professor tirânico, a cola flagrada, a lição inesquecível, a professora heroína, o colega invejável.... Assim, este espetáculo não fala apenas de professores e alunos, mas de seres humanos arrogantes, divertidos, medíocres, geniais, generosos. Todos eles, como nós, matriculados na mesma escola: a Vida!!!

Ato 3 — O Mágico de Oz — 1º Ano (Ensino Fundamental)

O Mágico de Oz
Sinopse

Espetáculo baseado na obra homônima de Lyman Frank Baum que conta a história de Dorothy, uma garota que sonhava em conhecer o mundo além do Arco-Íris mas o seu verdadeiro desejo era seu Lar. Este livro é repleto de metáforas que nos levam a refletir que o que achamos querer na vida não é necessariamente o que precisamos.

Ato 3 — João e o Pé de Feijão — 2º Ano (Ensino Fundamental)

João e o Pé de Feijão
Sinopse

Espetáculo baseado no conto de fadas anônimo inglês do século XVIII. O conto narra as aventuras de João, um garoto paupérrimo que, ao plantar feijões mágicos fez crescer uma grande árvore que o levou a um mundo mágico onde, depois de superar muitos obstáculos, conseguiu uma fonte de riquezas infinitas: a galinha de ovos de ouro.

Ato 3 — Robin Hood — 3º Ano (Ensino Fundamental)

Robin Hood
Sinopse

Espetáculo baseado em uma história medieval anônima inglesa do século XIII. O conto narra as aventuras de ums cruzado leal ao Rei Ricardo, o Coração de Leão. Robin Hood, ao voltar para seu feudo, encontrou os pobres oprimidos pelas políticas abusivas da nobreza, que substituia o Rei Ricardo. Assim, Robin Hood transformou-se em um justiceiro que saqueava os ricos e distribuia o dinheiro para os pobres. Há teorias que a história é, na verdade, uma biografia: de alguém que realmente existiu na baixa Idade Média.

Ato 3 — A Bela e a Fera — 4º Ano (Ensino Fundamental

A Bela e a Fera
Sinopse

Espetáculo baseado no conto de fadas frânces de Gabrielle-Suzanne Barbot, publicado em 1740. A história narra um romance improvável entre uma bela donzela e um homem de aparência bestial, porém culto e íntegro de caráter. A metáfora é popular porque busca nos levar sempre a vislumbrar além das imagens.

Ato 3 — Os Três Mosqueteiros — 5º Ano (Ensino Fundamental

Os Três Mosqueteiros
  • Horário: >14h às 16h30min
Sinopse

Espetáculo baseado na obra homônima de Alexandre Dumas. Este romance épico, tem em seu eixo valores como justiça, honra, lealdade e amizade. Os Três Mosquteiros é uma das obras mais adaptadas para o cinema e teatro da história da humanidade.