Nossa trajetória

O Colégio Acadêmico foi implantado desde 1983, com um objetivo maior que, educar é mais do que transmitir conhecimentos, e formar cidadãos com oportunidades de crescer com consciência social e humana.

Então o ser humano aprende o que lhe dar prazer ou o que é útil. Não é diferente com aqueles que estão na idade escolar. Nas últimas duas décadas, em qualquer campo de atividade, as empresas, entidades de ensino, diretores, lideres em geral e ONGs ensinam que o segredo da eficiência e do desenvolvimento profissional é o trabalho em equipe.
E trabalhar em equipe na educação pressupõe a articulação de ideias fundamentas através de pesquisas sérias e comprometidas com o tema proposto que nortearão a construção de um projeto que, entre outros aspectos, é uma concepção de educação, um método ou, ainda, uma forma para aplicar um conjunto de ações e atividades que exigem a participação visceral de todos os envolvidos, sendo que os estudantes precisam se integrar individual e socialmente durante o período, para operar e elaborar o que foi proposto.

É justamente com este intuito que o Colégio Acadêmico abre o seu espaço para diversos projetos como: JICA (Jogos Internos do Colégio Acadêmico), Mostra de Talentos, Revista Cientifica e projetos menores, pesquisa em laboratório, aulas de campo, com a proposta pedagógica construtivista integracionista, onde os nossos alunos criam, inovam, diversificam, aprendem através do que é, sem dúvida, a mais efetiva e promissora estratégia de aprendizagem no sentido de ampliar as possibilidades dos alunos e assim obter resultados surpreendentes em curto e médio prazo.
Porque estamos atentos que, nunca na história da humanidade as pessoas trocaram tantas informações com o objetivo de progredir, melhorar suas condições de vida e da sua comunidade. Por isso, tudo é fundamental que os estudantes aprendam desde cedo que, para viver nessa comunidade terrestre, é necessário interagir, debater, trabalhar em grupo, emprestar e receber conhecimentos e informação.
Na verdade, nós, educadores, precisamos diversificar, inovar, objetivando preparar os nossos alunos para se adaptarem melhor a vida adulta com suas novas exigências, incentivá-los a uma aprendizagem colaborativa, possibilitá-los a aprender a pensar, a conceituar e torna-los ativos e autônomos no seu próprio processo educacional.
Ao longo da sua história, o Colégio Acadêmico vem desenvolvendo uma proposta pedagógica inovadora, consistente, engajada, criativa, segura, onde o discente sempre se posicionou e se posiciona como sujeito da ação educativa.
A nossa estratégia também está pautada, entre os aspectos, em munir o alunado de ferramentas que o torne capaz de lidar com o mundo em que vive e com as suas emoções, para que ele possa desenvolver todas as suas potencialidades nas mais diversas áreas no decorrer da sua vida, integrando á sociedade.

Além disso, incorporamos ao nosso conceito de educação a pedagogia de projetos que não trabalha apenas a forma conceitual, mas também o sentido prático e as atitudes das partes envolvidas já que deve ser uma criação coletiva – alunos, direção, coordenação e professores, subtendendo-se, ainda, um processo de investigação e criação de novas hipóteses para a resolução de determinados problemas. Quando falamos de um projeto, estamos nos referindo a algo que vai acontecer, portanto, projetar é sonhar.

Samuel Conceição Nunes
Diretor Geral

Conveniência Escolar

Normas e Regras

Sabemos que a conveniência é sempre um desafio: temos opiniões e desejos diferentes. Entretanto para que haja um convívio mais agradável/pacífico, é indispensável que nos relacionemos com o outro de forma respeitosa e tratar os colegas e funcionários como gostaríamos de ser tratados. Portanto, fique atento às normas e diretrizes para uma boa convivência.

Horário de Aula

Os horários de entrada e saída deverão ser rigorosamente cumpridos. A pontualidade, bem como a assiduidade, são de grande importância para o bom desempenho das atividades propostas. Atrasos e saídas constantes não serão permitidos, a fim de respeitar o Aluno e não prejudicar o funcionamento interno da escola.

Turno Matutino

SÉRIES

ENTRADA

SAÍDA
Educação Infantil e Ens. Fundamental I

7h30min

11h30min

E. Fundamental 6º ao 9º ano

7h10min

12h30min

E. Médio

7h10min

12h30min


Uniforme

SOCIAL: (uso diário)

  • Camisa padronizada do Colégio Acadêmico;
  • Calça jeans azul ou preta;
  • Tênis ou sapatos.

Educação Física

  • Camiseta padronizada do Colégio Acadêmico;
  • Tênis;
  • Bermuda de malha padronizada

O uniforme dá sentido de coletividade, favorece a economia familiar e garante uma maior segurança dentro e fora da escola. O uso do uniforme é obrigatório em todas as aulas, avaliação, curso de dependência e atividades extra-classe em qualquer horário e dia da semana.

Pedagógico

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Acadêmico tem como pressuposto teórico a concepção Construtivista / Interacionista, segundo a qual o conhecimento é visto como algo a ser construído pelo educando, em interação com o meio físico e social, ao longo de sua vida. Esta proposta tem como base as questões relevantes para prática democrática e transformadora da realidade e a formação de cidadãos críticos.

Objetivos

Desenvolver o profissional de Educação através de diversos exercícios e troca de experiências;
Desenvolver habilidades técnicas e comportamentais;
Possibilitar, através da análise do processo metodológico, o pensar pedagógico que envolve a compreensão da realidade, a investigação e formulação de opiniões;
Capacitar e levar os docentes a uma reflexão do processo ensino-aprendizagem.

Missão

Nossa equipe se propõe a desenvolver um trabalho que busca promover a construção do conhecimento, aquisição de hábitos e atitudes alicerçados no saber ser, saber fazer, saber conhecer e saber conviver com os outros.
Justificativa
A busca pela qualidade da educação do Colégio Acadêmico não deve ser diferente do que prima a legislação nacional. Desta forma, deve ser pautada no respeito à pluralidade cultural, na crença do diálogo enquanto mediador de conflitos, na busca de convergências entre os segmentos da comunidade escolar e na práxis dos demais profissionais envolvidos com a educação.
Faz-se então necessário que a escola, considerada como espaço privilegiado de formação, repense o seu papel no sentido de comprometer-se com a sociedade na qual está inserida e busque caminhos para tornar o ensinar e o aprender uma ação indissociável da construção do sujeito enquanto cidadão crítico e participativo.
Com a intenção de propor alternativas que venham fortalecer uma escola de qualidade, propõe-se a Semana Pedagógica 2012. Afinal, a escola será cada vez melhor, na medida em que cada um se compromete, e como sabemos: excelência em educação é fazer do aprendizado uma experiência inesquecível!

Material Didático

Adotamos o material didático do POSITIVO Sistema de Ensino, para  Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio do 1º ao 3º Ano, pois apresentam uma metodologia moderna além de promover dinamismo no processo educativo.
As atividades propostas são significativas à medida que estabelecem relações entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos, atendendo às expectativas, intenções e propósitos de aprendizagem do educando.
Reformulado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e fundamentado numa proposta construtivista/interacionista, o objetivo principal é promover o ensino e a aprendizagem numa relação cooperativa entre o corpo docente e discente.

http://www.portalpositivo.com.br/

Estrutura

É fundamental a interação escola e família para o desenvolvimento integral do aluno, proporcionando, assim, a construção do conhecimento de maneira harmoniosa. Essa é uma atitude que enriquece a relação aluno-aprendizagem, uma vez que escola e família são elementos básicos que promovem e sedimentam a formação do jovem.

Com a finalidade de proporcionar acompanhamento individualizado ao Aluno e atendimento adequado aos Pais ou Responsáveis, o Colégio Acadêmico conta com o corpo Técnico Pedagógico a seguir:

1. Direção Geral

Supervisiona os projetos de desenvolvimento e crescimento da instituição, visando a melhoria dos serviços e a consolidação da marca Colégio Acadêmico.

2. Direção Administrativa

Administra a estrutura física das Unidades Escolares e organiza os setores de pessoal, manutenção, compras, contabilidade.

3. Direção Pedagógica

Desenvolve os projetos pedagógicos, coordena as atividades curriculares e extracurriculares, incentivando a criatividade e a pesquisa; acompanha também as normas disciplinares, promovendo junto à comunidade escolar a harmonia e o aprimoramento da qualidade do ensino.

4. Coordenação Pedagógica

Acompanha o trabalho desenvolvido pelo Professor garantindo o alcance dos objetivos e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem; orienta e acompanha o educando em suas dificuldades escolares, buscando junto à família o entendimento, a disciplina e o crescimento intelectual.

5. Secretaria

Responsável pela documentação dos alunos, boletins, solicitação de atestados, informações Salvador Card.

6. Tesouraria

Responsável pelos serviços de recebimentos (mensalidades escolares, 2ª chamada, 2ª via de documentos), pagamentos e cobranças.


Rua Pará, 301 - Pituba Salvador - BA
Loteamento Jardim Aeroporto, 8 - Lauro de Freitas - BA
71 3345-0140 - 71 3379-6041