Lauro de Freitas, 03 de abril de 2020
SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS:
- É sabido que enfrentamos um difícil momento no cenário mundial onde, infelizmente, de forma direta ou indireta, todos nós estamos sendo atingidos. Há o cerceamento de nossa liberdade, limitando-a somente ao interior de nossos lares, e o fechamento de vários estabelecimentos comerciais como: shoppings, escolas, parques industriais e áreas comuns condominiais. Tudo isso, por conta de um vírus altamente contagioso, o COVID 19, que tem acometido todo o mundo ao risco iminente de morte, tornando-se um estado de calamidade pública.
- Por conta desse fato lamentável e de acordo com resoluções e portarias, estabelecidas conjuntamente entre os governos Federal, Estadual e Municipal, só permanecerão abertos, apenas os estabelecimentos com necessidades essenciais, como farmácias, supermercados, postos de combustível. Por isso, permaneceremos sem as nossas aulas presenciais, enquanto perdurarem as determinações legais preconizadas pelo Estado.
- Em decorrência disso, ratificamos aos senhores o nosso compromisso de responsabilidade como uma Instituição de ensino com mais de 30 anos de tradição, em arcarmos com todos os dias do ano letivo, respaldados pela lei, sejam eles presenciais, ou na forma de aulas em ensino EAD, dispondo de nossas plataformas digitais. As realizações de atividades diárias já estão acontecendo, como também aulas on-line em tempo real, conforme determinação do MEC e das Secretarias Estaduais de ensino. Ressalto que o Colégio Acadêmico está seguindo, criteriosamente, todos os requisitos exigidos pelos órgãos regulamentares.
- Sabe-se que as Instituições de ensino trabalham com um orçamento anual, com uma planilha de custos respaldada no pagamento do contrato do período, acordado entre os Pais e a Instituição de Ensino, de acordo com a Lei 9.8070/99. Este contrato indica, o valor das mensalidades a serem pagas no curso do ano letivo; toda e qualquer mudança em relação a isso implicaria em sérios transtornos financeiros para a escola, uma vez que a mesma continua com os custos mensais: com a folha de pagamento dos professores, corpo administrativo, Impostos e encargos sociais, fornecimento de energia, água, manutenção, marketing, e vigilância. Os Professores, Coordenação e Direção seguem trabalhando em domicílio, na elaboração das aulas e dedicando-se para sua execução acontecerem da melhor forma mais eficiente possível, para que resulte em um trabalho de qualidade e excelência, em parceria com os pais e alunos.
- A Escola, ao migrar suas aulas presenciais para a modalidade de ensino à distância (EAD), precisou que todo seu cronograma passasse por um replanejamento e adaptação. Isto implica em: adquirir plataformas EAD, contratar corpo especializado em tecnologia de informação, capacitar equipe, especialistas em mídia, suportes de TI… Tudo isso gera custos extras, que anteriormente não foram programados na planilha de custos anual.
- Estamos seguindo todas as orientações estabelecidas pelo Procon (Serviço de proteção e defesa do consumidor) e do SINEP-BA (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia), no sentido de que os pagamentos das mensalidades devem ser mantidos. Não há, até o momento, nenhuma lei que diga o contrário. Salientamos, também, que o Colégio Acadêmico sempre foi parceiro dos Pais e Alunos, acolhendo e concedendo descontos, quando necessários, no sentido de ampará-los diante as dificuldades.
- No mais, sabemos que a crise é muito séria e abateu a todos, mas seguimos, com a esperança no coração de que dias melhores virão. Que nossas vidas serão retomadas, voltando a normalidade o quanto antes, vencendo esse vírus e todas as dificuldades enfrentadas.
Cordialmente,
DIREÇÃO PEDAGÓGICA/ADMINISTRATIVA