Recentemente o Colégio Acadêmico foi acusado, com disseminação em larga escala nas redes sociais, de doutrinamento político partidário em sala de aula. Uma mãe argumenta mostrando um trabalho escolar que tem no tema: Karl Marx, Émile Durkheim, Max Webber… Depois, a aluna daria um depoimento de que os professores são posicionados politicamente como “esquerdistas” e não aceitam a opinião contrária dos alunos.
Em resposta, o Colégio Acadêmico confirma que, de fato, Karl Marx (sociólogo ligado ao comunismo), faz parte do conteúdo programático da matéria Sociologia: isto porque trabalhamos com o conteúdo do Sistema Positivo de Ensino que, por sua vez, busca atender as exigências do ENEM. Porém, no próprio vídeo de acusação, a mãe mostra nomes como: Émile Durkheim, Max Webber (sociólogos estes ligados ao capitalismo). O que, por si só, demonstra a equidade e neutralidade política do material didático.
O Colégio Acadêmico tem como principal premissa a Pedagogia de Projetos, que objetiva fazer com que os alunos interajam e se apropriem do conhecimento de forma pessoal e humanizada. Acreditamos na liberdade de expressão, de alunos e professores. O conhecimento não é passado de forma unilateral e a acusação de doutrinamento se revela contraditória e infeliz.
A denúncia de doutrinamento politico partidário gerou revoltas entre os próprios alunos do Colégio que não compartilham desta opinião. Os alunos fizeram, espontaneamente, uma emocionante postagem de resposta em defesa do professor e do Colégio que pode ser visualizada no link abaixo:
https://twitter.com/i/status/1152256757814714369
O Conhecimento transformado em Ação: isto é Pedagogia de Projetos.
Direção Pedagógica
Colégio Acadêmico.