TEMA: OLINCA 2024 – Jogos de todos os tempos!!!

Olimpíadas Interdisciplinares do Colégio Acadêmico

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Este regulamento dispõe sobre a organização do OLINCA.
  2. Todos que participarem de qualquer forma do evento, estarão sujeitos às condições deste regulamento.
  3. É de responsabilidade do líder, vice-líder e professores divulgar, organizar e ajustar as atividades das equipes.
  4.      Deverão participar do OLINCA os alunos, devidamente matriculados, do 6º Ano ao 8º Ano do Ensino Fundamental II, divididos em quatro equipes nas seguintes cores: verde, preta, vermelha e azul associadas ao tema proposto que estará voltada para: OLINCA 2024 – Jogos de todos os tempos.
  5. O projeto será apresentado no dia xx/xx/xx pela Coordenação e/ou Comissão Organizadora aos alunos.
  6.      O aluno deverá levar o material consigo durante as reuniões no local a ser combinado pela comissão organizadora.
  7. Cada equipe será representada por um país participante nas olimpíadas 2024 que fora escolhido (Sorteio a ser feito pela Coordenação Geral após a escolha dos respectivos líderes das equipes).
  8. Das equipes:

As equipes irão representar quatro países que participarão das olimpíadas associados as cores: FRANÇA, BRASIL JAPÃO E ESTADOS UNIDOS.

1. Das correspondências das cores e seus respectivos municípios para representação das equipes:

AZUL               : FRANÇA

VERDE             : BRASIL

VERMELHA     : JAPÃO

PRETA             : ESTADOS UNIDOS

X . A ação social de 2024 será xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Cabe a equipe de coordenação pedagógica manter o contato com a instituição para melhores informações no repasse as equipes, e estas realizarem as doações.

XI. Todas as equipes devem estar devidamente vestidas com a farda nos dias da culminância do evento: camisa do projeto, calça da escola, tênis e meia.

Não usar bonés, fones de ouvido ou outro material que descaracterize o evento (somente vestir fantasias ou roupas caracterizadas na hora do evento e depois voltar com a farda do projeto).

O aluno que descumprir as regras estabelecidas, será desligado automaticamente do projeto.

2. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

I. compõe a comissão: professores, coordenadores e funcionários do Colégio.

3. OBJETIVO GERAL

1. O OLINCA tem o intuito de sociabilizar os alunos com o objetivo, principalmente, a formação humana, desinibição, congraçamento, informação, diversão, divulgação cultural e assistência social de forma interdisciplinar.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Desenvolver habilidades e competências de forma lúdica, estabelecendo correlações com os conteúdos apreendidos em sala.
  2. Assistir algumas instituições filantrópicas, reconhecendo a importância dessas ações no desenvolvimento da cidadania.
  3.  Conhecer as várias culturas, destacando a importância do respeito e da valorização.

5. DAS OBRIGAÇÕES DOS GRUPOS

1. Serão exigidas honestidade, lealdade, participação, respeito entre os grupos e componentes de cada Equipe.
  2. Cada equipe deverá ter um mascote que represente e caracterize o tema escolhido e que serão sorteados durante a divulgação dos preparativos para o OLINCA.
  3. O aluno não poderá trocar de equipe ou desistir de participar do OLINCA após a escolha da equipe que o mesmo representará.

6. DAS PENALIDADES

1.  Todas as penalidades serão avaliadas pela Comissão Organizadora e/ou Direção do Colégio.
  2.  Em caso de penalidades, as equipes poderão: perder pontos, desclassificação individual e/ou coletiva.
  3.  Serão desclassificadas ou perderão pontos as equipes que tiverem alunos, ajudando verbalmente, quando não solicitados, a equipe na execução das tarefas.

7. AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO

1. Os professores elaborarão tarefas pedagógicas, envolvendo assuntos do 1º e 2º trimestre, assuntos atuais, assuntos relacionados ao tema proposto conforme modelo em anexo.
  2. O presente projeto substituirá a 1º avaliação, em todas as disciplinas do currículo formal, no II trimestre.
  3. O OLINCA terá o valor de 2,5 (dois pontos e meio).
  4.      Os critérios de avaliação pedagógica são (o processo de avaliação poderá sofrer alterações)
  • Pesquisa: 0,5
  • Apresentação da tarefa no dia: 0,5
  • Culminância: 0,5
  • Disciplina e postura ética: 0,5
  • Participação na culminância e apresentação proposto no Projeto Cultural: 0,5
  • O aluno só poderá participar mediante a autorização dos Pais/Responsáveis.
  •      As apresentações das provas serão na quadra.
  • Cada equipe deverá, no ato da inscrição, designar 1 representante e 1 suplente, ficando SOMENTE ESTES responsáveis pelo contato com a comissão organizadora e consequentemente assumirão a responsabilidade de buscar as divulgações de provas, comunicados e mudanças em geral feitas pela comissão organizadora, não se responsabilizando este por equipes que não estejam devidamente informadas por falta de interesse ou atenção de seus representantes.
  • A equipe que deixar de participar de qualquer atividade por falta de membros ou atraso perderá 10 pontos.

Caso seja solicitado em alguma prova objetos, esses, por sua vez, não poderão ser retirados de nenhuma dependência da escola, a menos que esteja na sala de apoio de sua equipe.

XIX. O Projeto Cultural é uma tarefa do Olinca.

8. PREMIAÇÃO

I.    A 1ª, 2ª e a 3ª equipes destaques receberão a título de premiação, uma medalha para cada participante.

II.   Como tarefa, a avaliação da disciplina de redação, irá premiar o 1º e 2º colocado, de cada turno com a produção que melhor atendesse aos critérios do gênero solicitado, em turnos distintos.

III. Na tarefa do melhor desenho, será premiado somente o 1º colocado, com divulgação nas redes sociais da escola e moldura para o seu desenho em cada turno distinto.

IV. Prêmio para o melhor casal Junino no Projeto cultural: uma cesta junina para o melhor casal matutino e uma para o melhor casal vespertino.

Lauro de Freitas, 03 de Maio de 2024.

Coordenação e Direção.